Margaride é a sede do concelho de Felgueiras que constitui um território de enorme beleza natural e paisagística, onde o Sousa tem nascente e se ergue sorridente o belo «Montis Sancto Felice», atuamente chamado Monte de Santa Quitéria.
Esta região de uma grande riqueza histórica, marcada pelo seu povo trabalhador, que desde tempos remotos se reúne em torno das feiras e festas religiosas das freguesias.
Foi nesse contexto que Mário Ribeiro, herdou o gosto pela doçaria. No ano de 1930, juntamente com a sua esposa Maria Arminda Teixeira, mulher das massas, mandou edificar no lugar do Pé-do-Monte, na freguesia de Margaride uma fábrica de Pão-de-Ló e doces regionais. Devido ao aumento da procura dos tão afamados doces, Mário Ribeiro, abre em 1948, no centro da vila a confeitaria Ribeiro, onde ainda hoje se vende o «tal» Pão-de-Ló e Cavacas de Margaride.
Dando continuidade a um negócio familiar, os seus filhos, Mário Ribeiro e José Maria Ribeiro sucedem-lhe no negócio, ficando com o segredo e testemunho de todo o processo de fabrico que confere o sabor único aos doces de Margaride.
Herdam oito engenhos, números igual a seus irmãos, que eram movidos à força do homem, onde neles batiam as massas dos doces cozidos em fornos de lenha. Na época, os doces eram transportados em carroça de cavalo em grandes caixas de madeira, fornadas a panos de linho, para nas romarias e aldeias vizinhas serem vendidos. Romarias essas onde a aquisição de doces regionais são simbolo da sua presença.
Os atuais representantes desta antiga casa, netos do fundador, criaram novas e modernas instalações, como a fábrica e uma loja situada na Rua Dr. Francisco Sarmento Pimentel nº88.
Após tantos anos, hoje temos o prazer de continuar a servir com o mesmo rigor e qualidade, o autêntico Pão-de-Ló e doces de Margaride, que sem dúcida fazem parte do património cultural e gastronómico da região, sendo estes um dos melhores embaixadores que as terras de Felgueiras têm tido.